top of page
  • Foto do escritorGrupo Economia do Mar

Parceria internacional do GEM com o CBE/MIIS (Califórnia, EUA)


O Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM), Prof. Dr. Thauan Santos, realizará um período de estágio pós-doutoral no Center for the Blue Economy (CBE) do Middlebury Institute of International Studies (MIIS), em Monterey, Califórnia (EUA). Na ocasião, será supervisionado pelo Dr. Charles Colgan, referência internacional na área de economia azul e um dos maiores nomes dos Estados Unidos na área.

O objetivo central de seu pós-doutorado é analisar a agenda da economia azul no contexto dos países da América Latina. Sendo assim, o coordenador do GEM foi convidado para avançar nesta pesquisa com o objetivo de publicar pesquisas conjuntas com a equipe do CBE/MIIS. Sendo o primeiro pesquisador latino-americano do centro, Dr. Thauan Santos pretende estreitar laços institucionais do CBE/MIIS com o GEM, assim como com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGE/EGN).

Inicialmente, o período de pesquisa no exterior durará seis meses. A cidade não poderia ser mais adequada, uma vez que sua história é fortemente relacionada à pesca e às demais atividades marítimas e serviços relacionados. Além disso, Monterey é ex-capital da Califórnia e é atualmente considerada a capital mundial do idioma, com o MIIS, o Defense Language Institute (DLI) e a Naval Postgraduate School (NPS).

Para maiores informações acerca do CBE/MIIS e do Dr. Charles Colgan, clique aqui

bottom of page