“Economia do Mar e Poder Marítimo”: o primeiro livro com capítulos acadêmico-científicos sobre Economia do Mar do Brasil

Escrito por 

A obra “Economia do Mar e Poder Marítimo”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e organizada pelo coordenador do GEM, Prof. Dr. Thauan Santos, foi publicada recentemente pela Editora Alpheratz. Trata-se do primeiro livro com textos acadêmico-científicos sobre Economia do Mar e Poder Marítimo do Brasil.

Dividida em nove capítulos de diferentes autores, a obra mergulha o leitor em uma abordagem interdisciplinar que busca analisar as principais interfaces entre Economia do Mar e Poder Marítimo, sobretudo no caso brasileiro. O texto conta com contribuições de áreas como Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais, Geopolítica, Economia e Estudos Prospectivos.

Os textos abordam desde a dificuldade de debate conceitual sobre o termo “economia do mar” gerada pela grande variedade de termos correlatos a ele existentes até o papel do poder naval em uma estratégia de antiacesso e negação de área (A2/AD). Seus escritores, uma equipe de pesquisadores que atuaram na 2ª Jornada de Prospectiva em Defesa da Escola de Guerra Naval (EGN), uniram esforços para atender a uma demanda nacional de estudos nessa área.

A partir da parceria do GEM com o Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN) e a FAPERJ, nasceu, enfim, um manual em Língua Portuguesa que discute a Economia do Mar do Brasil – um feito inédito no país.

Saiba mais aqui.

© Copyright 2021 Grupo Economia do Mar