O processo de coleta de dados do oceano está prestes a tomar um novo rumo. A XOCEAN, uma startup irlandesa, desenvolveu um novo produto que deve chegar ao mercado ainda este ano: as USVs – Uncrewed Surface Vessels (Embarcações de Superfície Não Tripuladas).
Frente ao agravamento do aquecimento global, a proteção do oceano tornou-se uma pauta indispensável. Afinal, um oceano saudável é uma das principais armas para o combate às mudanças climáticas. E a chave para garantir a saúde e preservação das águas do mar, por sua vez, consiste, em muito, na coleta de dados.
Por anos, gastaram-se entre $ 19 milhões e $ 40 milhões em embarcações tripuladas enviadas em missões de coleta de dados do oceano. Além do alto custo, tais missões também dependem de condições climáticas favoráveis, o que muitas vezes acaba resultando em atrasos que geram acréscimos da casa de milhões ao orçamento final ou mesmo o cancelamento do projeto.
As USVs são uma alternativa interessante às embarcações de pesquisa convencionais. Tratam-se de barcos robóticos, controlados por controle remoto e monitorados através de conexão de internet de satélite por um time de pilotos no centro de operações. Eles têm a capacidade de navegar por centenas de quilômetros sem a necessidade de uma nave-mãe ou mesmo uma pessoa embarcada.
As centenas de sensores de alta tecnologia utilizados em sua montagem transmitem, em tempo real, dados úteis à administração de pescas, proteção ambiental, inspeção de instalações offshore, mapeamento do fundo do mar e etc.
E mais: as USVs operam ininterruptamente, com zero riscos à segurança humana e com uma pegada de carbono mil vezes menor do que as de embarcações tripuladas.
O European Maritime and Fisheries Fund (EMFF) forneceu € 1.7 milhão à empresa irlandesa a fim de incentivar a entrada do FleetUSV no mercado, haja vista o alinhamento do projeto com o Green Deal e a nova abordagem europeia para uma economia azul sustentável.
Com esse investimento, a XOCEAN será a primeira empresa a fabricar e comercializar em série USVs comerciais – o que gerará mais de 1000 empregos diretos e indiretos.
Se tudo correr bem, a USV XOCEAN será lançada comercialmente na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá em julho de 2022.
Fonte: European Comission