Nossa história
O Grupo Economia do Mar (GEM) foi criado em 2019 e, até o momento, é o único grupo de pesquisa do Brasil na área de Economia do Mar/Economia Azul cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq).
Coordenado pelo Prof. Dr. Thauan Santos (Escola de Guerra Naval), o GEM conta com pós-doutores(as), doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as) e graduandos(as) de diferentes regiões do Brasil, que pesquisam temas relacionados aos setores da economia do mar e à governança da economia azul.
Somos 42 profissionais de diversos níveis acadêmicos unidos por um propósito
A criação do grupo decorreu de uma demanda nacional, dada a carência de estudos sistemáticos, acompanhamento e publicação de análises, dados e textos sobre o tema. Embora seja uma discussão bastante consolidada em alguns países, como Estados Unidos, China, Austrália e determinados países da União Europeia, ainda é uma agenda pouco aprofundada na América do Sul e, particularmente, no Brasil.
Trabalhamos pela difusão de informações consistentes sobre o que acreditaos ser o futuro da economia.
Sendo assim, o GEM tem como principal objetivo contribuir com as políticas públicas nacionais e regionais relacionadas à economia do mar. Considerando que no Brasil ainda não existe um conceito oficial sobre “economia do mar” ou “economia azul”, o GEM tem como missão prover dados e análises acerca dos setores da economia do mar do Brasil, por meio de cooperação com instituições nacionais e internacionais.
A visão do GEM é de se consolidar como um grupo de pesquisa de referência nos estudos brasileiros sobre economia do mar, contribuindo com a transformação da realidade nacional e promovendo o desenvolvimento sustentável. Dentre seus valores, destacam-se: sustentabilidade, ética, diversidade, excelência, independência e transparência.